A construção da Europa moderna se deu a partir da crise do século XIV envolvendo diversos processos históricos já discutidos em sala. Dentre eles podemos citar o Renascimento Cultural, as Reformas Religiosas e a formação do Estado Moderno. É sobre um aspecto da formação do Estado Moderno europeu que teve como base um Absolutismo Monárquico que iremos retomar uma discussão já realizada em sala.
O processo de formação do Estado Moderno europeu sendo um Estado Absolutista Monárquico se deu de diferentes maneiras por boa parte da Europa, por exemplo, em monarquias como as de Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Apesar das diferenças de cada localidade, as representações imagéticas dos monarcas (reis) desses reinos possuem pontos em comum.
Vimos que o poder desses monarcas, na maioria das vezes, não era totalmente "absoluto". Os reis, enquanto chefes das monarquias, só conseguiam governar a partir das relações que eles estabelecia m com sua corte (funcionários, pessoas próximas, súditos em geral, nobres, burgueses e até classes populares negociavam interesses com o rei). Existiam assim, uma certa troca de interesses entre rei e diferentes grupos sociais, não só sua corte, que mantinham o poder de alguma forma centralizado nas mãos do monarca.
Essa centralização de poder, para ser formada e reforçada, necessitava ser representada e vista pela maioria dos diversos grupos sociais. As pinturas em que foram expressas a suntuosidade e ostentação dos reis europeus foram um instrumento para a formação da imagem do rei enquanto monarca absoluto. Toda a suntuosidade vista em adornos de ouro, pedras preciosas, cetros, roupas luxuosas, entre outros símbolos tinham o intuito de representar o tamanho poder do rei que não era totalmente absoluto na realidade.
Abaixo exibimos algumas pinturas de monarcas de Portugal, Espanha, Inglaterra e França. Atentem para a suntuosidade ostentação representada nas pinturas desses reis que viveram entre os séculos XV e XVIII.(cliquem nas imagens para ver em maior resolução)
Entre os reis franceses, cabe destacar a figura de Luís XIV (século XVII-XVIII) que ficou conhecido como "Rei Sol" também devido a sua suntuosidade.
Cabe ainda destacar que conforme o poder dos reis absolutistas foi se consolidando, mais recursos luxuosos foram sendo utilizados para uma afirmação de seus poderes. Mais roupas e adornos de luxo foram sendo utilizados e representados em pinturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário