segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Transformações do mundo feudal

Como vimos em sala de aula, entre os séculos XI e XIII, o mundo feudal passou por transformações que dariam à sociedade o espaço para a crise que viria no século XIV. O mundo feudal, que se caracterizava principalmente pela falta de mobilidade social, passaria a ser questionado pela crescente burguesia que se desenvolvia principalmente devido ao crescimento do comércio. A Igreja, ao mesmo tempo, passava a tentar se adaptar a esse novo cenário, com as ordens mendicantes, com a venda de relíquias, controlando as feiras, entre outras formas.

Abaixo, segue a imagem que trabalhamos em sala de aula:

 "A batalha entre o Carnaval e a Quaresma"



A cena se passa no mercado de uma cidade onde se mesclam as atividades do povo e da Igreja. Essa cena foi feita inspirada no mercado de Flandres, no século XVI, por um artista holandês chamado Pieter Burgel. Ela está dividida em duas partes. Do lado esquerdo está uma estalagem e do direito a Igreja, um representa o carnaval e o outro a quaresma. 

Segue abaixo, também, uma lista com cerca de 40 filmes que tratam do período medieval, feita pelos bolsistas do Programa de Estudos Medievais da UFRJ. Cada filme foi analisado levando em conta 3 características consideradas importantes de acordo com a temática de cada filme. 

40 filmes sobre a Idade Média: http://www.pem.historia.ufrj.br/arquivo/CatalogoFilmico.pdf

Segue pequeno resumo de dois filmes comentados em sala:

Brancaleone nas Cruzadas, 1970
Paródia que por vezes beira o pastelão, este filme, bem como seu predecessor, O Incrível Exército de Brancaleone, acaba por fazer uma grande síntese do período medieval, focando-se desta vez nos movimentos de guerra direcionados ao Oriente e à reconquista da Terra Santa.

Em nome de Deus, 1988

O filme retrata a história de amor de Heloisa, filha de um bispo, e Abelardo, um filósofo. Mostra como funcionavam as Universidades e a dinâmica de uma cidade feudal.



Espero que aproveitem,
Barbara Santos
Licencianda do CAp

Nenhum comentário:

Postar um comentário