terça-feira, 8 de abril de 2014

Mapas - Expansão do Islamismo



Seguem os mapas utilizados até agora nas discussões sobre a expansão do Islamismo;


Nos dois mapas que seguem podemos ver a região da península arábica em destaque. A região de clima desértico localiza-se entre os continentes africano e asiático e comporta atualmente sete países(Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Arábes Unidos, Iémen, Kuwait. Omã e Catar). Na região ao norte da península Arábica ficam o Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Chipre, Síria, Turquia e Iraque, à leste localizamos o Irã. Por ali sempre circularam viajantes das mais diversas origens, com as mais variadas histórias e tradições, muito pouco disso, entretanto, tem chego até nós: a região, berço de três grandes religiões monoteístas, sempre ganha destaque nos jornais por conta de conflitos, as notícias sobre a questão da Palestina, ou sobre a guerra civil síria são exemplos disso.
Será possível entender os conflitos dessa região a partir de uma história única?








O mapa abaixo representa as principais rotas e cidades comerciais da península arábica. É interessante lembrar que falamos de uma região desértica, a maioria das cidades que aparecem no mapa são regiões de clima menos árido ou grandes oásis onde era possível organizar a vida de forma plena. As caravanas comerciais desde muito tempo contribuem para a interação cultural, econômica e política da região.
No mapa é possível observar que algumas dessas rotas, fosse por via marítima, fosse por via terrestre, conectavam-se a rotas comerciais de territórios asiáticos e africanos.



Nesse mapa é possível observar as rotas terrestres e marítimas traçadas pelos muçulmanos. É importante notar o amplo alcance dessas rotas: por elas circulavam produtos como o ouro e o marfim africanos, os tecidos e sedas chinesas, iguarias e condimentos e toda sorte de produtos interessantes ao comércio.
Outro aspecto importante que não pode ser esquecido é que os ensinamentos do Corão estimulavam o conhecimento e difusão da fé islâmica por todos os fiéis, logo essas rotas também foram importantes para a disseminação dessa nova religião.



A expansão do Islã: Esse último mapa representa a expansão do Islã através das jihads (guerras santas). O período da vida do Profeta, bem como o dos Califados Ortodoxo e Omíada, foram o período de maior expansão territorial dessa comunidade teocrática desenvolvida por Muhammad.
É, no entanto, durante a Dinastia dos Abassídas que a fé islâmica consolida-se de fato, consolidação essa que representou a criação de vários estados islâmicos independentes.
Para pensar a expansão do Islã é importante ter em mente que o Islamismo não é só uma religião: é uma visão de mundo, isso quer dizer que a forma com a qual o muçulmano se relaciona com os conflitos militares, com o comércio, com a ciência ou com o cotidiano, por exemplo, foram elementos importantíssimos para a construção desse império.
Outro aspecto que não podemos perder de vista é o fato de que esse Império Islâmico nunca foi um só. As diferentes ondas de expansão muçulmana encontravam pelo caminho povos com tradições e modos de vida próprios que, na tentativa de adaptar-se a essa nova fé, originaram um processo de sincretismo religioso e cultural.

2 comentários:

  1. o vídeo do "terrorista morto" que mostra muitos dos estereótipos e preconceitos com os árabes... --> https://www.youtube.com/watch?v=2OlAbGl-8t0

    ResponderExcluir
  2. Terrível, não? De fato, cheio de estereótipos e preconceitos. É interessante notar como boa parte do humor desses programas de televisão se constrói sobre estereótipos: sobre mulheres, sobre negros, sobre judeus... São histórias únicas, temos que tentar fugir dessa lógica!

    ResponderExcluir